segunda-feira, março 10, 2008

Dar a conhecer a escola real e promover assembleias nas escolas
















Isabel Guerreiro



Assunto: Sugestão prática

O problema mais grave com que nos deparamos neste momento parece-me
ser a desinformação sistemática sobre tudo o que se passa nas nossas
escolas e sobre as verdadeiras razões da nossa luta. Qualquer fala-
barato se permite falar sobre os problemas da educação sem conhecer
minimamente as condições das nossas escolas. Nesse sentido parecia-me
interessante organizarmo-nos para fazer frente a essa desinformação,
designadamente incitando as pessoas a virem avaliar as condições
tantas vezes deficientes em que somos obrigados a trabalhar. Essas
visitas seriam também uma óptima oportunidade para distribuirmos um
documento claro sobre as razões da nossa luta, a escola pública que
defendemos e sobre as consequências desastrosas que para ela terá a
política deste governo.

Olá Isabel,

Estou com a sensação de que não existe (ainda?) um
eixo definido nesta luta actual.
Isto porque as propostas sindicais, embora válidas, me
sabem a pouco e porque as vozes fracamente coordenadas
dos movimentos têm nenhum efeito, a não ser dar algum
protagonismo às pessoas mais activas dentro destes.
Aquilo que continua por fazer... o trabalho de casa,
esse é - mais uma vez- eternamente adiado!
Quando me refiro ao trabalho de casa é os
trabalhadores (incluindo os EEs, afinal trabalhadores
como nós, na sua imensa maioria) se unirem em
assembleias nos locais de trabalho, tratarem de
decidir o que fazer ecomo fazer. A partir daí, pode-se
continuar a lutar.
Se não apelarmos a fazer reuniões DENTRO das escolas o
que estamos nós a fazer???
A tua proposta faz sentido para fazer numa dessas
assembleias que eu refiro: aliás não haveria outra
maneira de a levar à prática, se eu bem entendi.
Como a tua proposta, haverá imensas que as pessoas
farão se tiverem opoertunidade, nos seus locais de
trabalho.

Temos de convocar reuniões, com ou sem sindicatos!
Os sindicatos dizem que vão fazer um dia de reflexão
nas escolas... no 3º período!
Eu acho que devemos fazer isso, mas várias vezes,
renovando essas assembleias de reflexão e DECISÃO, e
quanto mais cedo melhor!

Aguardo feed-back da lista!

Solidariedade,
Manuel Baptista

2 comentários:

Anônimo disse...

See Here or Here

Delta Luna disse...

Colegas, para discutir estes e outros assuntos relacionados com a educação e com os professores, visitem a Sala dos Professores em www.saladosprofessores.com!
Já somos mais de 11.000 professores registados e a participar activamente no fórum! Juntem-se a nós e registem-se! Quantos mais formos mais alto se ouvirá a nossa voz da razão!