quarta-feira, março 19, 2008

Finalidade da avalição

Olá Anabela e a todos os outros parceiros desta lista…

Sei que a discussão já vai muito a frete das definições teóricas …mas será que temos claro o que estamos a defender? Passo a explicar:

No dicionário, avaliar significa: determinar a valia ou o valor de; apreciar ou estimar o merecimento de; determinar a valia ou o valor, o preço, o merecimento, calcular, estimar; fazer a apreciação; ajuizar.

O elemento chave da definição de avaliação implica em julgamento, apreciação, valoração, e qualquer ato que implique em julgar, valorar, implica que quem o pratica tenha uma norma ou padrão que permita atribuir um dos valores possíveis a essa realidade. Ainda que avaliar implique alguma espécie de medição, a avaliação é muito mais ampla que a medição ou a qualificação. A avaliação não é um processo parcial e nem linear. Ainda que se trate de um processo, está inserida em outro muito maior que é o processo ensino-aprendizagem e nem linear porque deve ter reajustes permanentes.

Segundo Hoffmann (2000), avaliar nesse novo paradigma é dinamizar oportunidades de acção reflexão, num acompanhamento permanente do professor e do aluno em seu processo de aprendizagem, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.

Qual deveria ser então o sentido e a finalidade da avaliação?

1. Conhecer melhor os intervenientes no processo educativo (alunos e professores)

2. Constatar o que está sendo aprendido:

3. Adequar o processo de ensino

4. Julgar globalmente um processo de ensino-aprendizagem.

Será que a Sr.ª Ministra sabe do que está a falar?

Quase certeza que não!!!!! A proposta deste ministério tem uma única função: Punir…

Mas isso é quase que parte de um processo histórico…na escola tradicional quando algo corria mal em termos disciplinares…a primeira coisa que o professor fazia era aplicar uma “prova” que castigava os alunos ….

Esse conceito já não serve mais...

A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE PASSA PELA MUDANÇA NOS PARADIGMAS E TAMBÉM COMEÇA DENTRO DAS SALAS DE AULA…

Um abraço

Cláudia Girelli - MAFRA

Nenhum comentário: