terça-feira, março 11, 2008

CNIPE - Recortes de Imprensa (1)

Nova confederação de pais reclama pluralidade de vozes

RTP 2008-01-26

Maria José Viseu defendeu a pluralidade de opiniões nos debates sobre questões educativas

A criação da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) foi hoje anunciada [26/01/2008], no decorrer do III Seminário para a Educação, em Alcobaça. A CNIPE surge em alternativa à CONFAP e diz ter uma postura diferente.

A nova confederação de pais quer afirmar-se como alternativa “em virtude de termos uma postura diferente face ao movimento associativo e face também a algumas posições que a CONFAP tem vindo a assumir”, com o actual executivo, explicou à RTP um membro da comissão instaladora da CNIPE.

Na origem da nova confederação estão diferenças de posicionamento relativas ao estatuto do aluno e ao debate sobre a autonomia e gestão das escolas. “São dois diplomas legais que estão nas escolas e que vão afectar os nossos filhos. Portanto, temos uma postura diferente”, prosseguiu Maria José Viseu.

O representante da CONFAP disse ter tido conhecimento da CNIPE pela RTP e que estranha o nome escolhido. "Se alguém pensa dar o melhor contributo à escola pública saindo do movimento associativo de pais que tem 30 anos e provas dadas, está na sua consciência e está no seu direito também de autonomia. Só posso dizer que desconheço e que, naturalmente, aguardarei para perceber o que é isso de CNIPE", reagiu Albano Pinto.

A presidente da Federação Regional das Associações de Pais de Viseu defendeu ainda a importância da pluralidade de opiniões no século XXI. “A uma só voz isso era antes do 25 de Abril. Neste momento, acho que todas as vozes devem fazer-se ouvir, mesmo que sejam vozes pequeninas”, declarou.

A CNIPE é constituída pelas Federações Regionais de Associações de Pais de Viseu, Leiria, Marinha Grande, Sintra e Lisboa.

O III Seminário para a Educação está a decorrer na Biblioteca Municipal de Alcobaça e é organizado pelo Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra.

2 comentários:

Unknown disse...

,,esta "confederação" começa logo apoiada em mentiras ao dizer que tem o apoio da Federação Concelhia da Marinha Grande o que é totalmente mentira

Phenix disse...

Por acaso é bastante engraçado, pois as Associações de Pais não tiveram nada a ver com isto. Quem forma as Federações Regionais são as Federações Concelhias, e quem forma isto tudo são as Associações de Pais. E neste caso, e apesar da maioria das Associações de Pais nem conhecer ou nem apoiar a CNIPE, todas se vêm numa situação de poucos ou nenhuns esclarecimentos, e nenhuma informação. É com situações destas que em vez de se apoiar e tentar corrigir as coisas, ainda se vão separar mais as situações.