segunda-feira, novembro 24, 2008

RELATÓRIO PISA 2006; proposta de debate

Caros colegas:
Recomendo, vivamente, a leitura do novo Relatório do PISA.

Estou a fazê-la para comparar com a do PISA 2000 que estudei com alguma profundidade. Apesar dos propósitos economicistas, o PISA pode dar-nos muito bons argumentos para a defesa da Escola Pública, justamente pelas recomendações feitas aos Governos, no sentido da equidade.
Mesmo os tais dez passos em que se apoia o texto que acabam de divulgar, neste grupo, são valiosos para a causa que defendemos.
A Engª Ema Leandro (autora do Guião para Auto-Avaliação da Qualidade das Escolas) , a ex-Directora do GAVE (que aplicou o PISA no nosso País ) e o Prof Domingos Fernandes (especialista em Avaliação) estão disponíveis para colaborar num debate que me parece cada vez mais urgente.Tenho insistido muito nesta ideia de um debate muito sério sobre as várias avaliações: a dos alunos, a das escolas e a dos professores, que é o pomo da discórdia.
O Movimento de Defesa da Escola Pública aprovou a proposta desse debate e está disponível para avançar. Pode-se pensar numa data?

(A 3 de Dezembro não, porque temos outros compromissos marcados há muito: a inauguração da página web do nosso Centro de Estudos dedicado à aprendizagem da leitura/escrita.)

Cordiais saudações
MC Rolo

Nenhum comentário: