terça-feira, novembro 25, 2008

Ponta Delgada: Professores contra avaliação regional

Professores de São Miguel estão contra a avaliação

23 Novembro 2008 [Regional]

Um grupo de professores de São Miguel realizou sexta-feira à noite, em Ponta Delgada, uma concentração para protestarem contra a avaliação e o Estatuto da Carreira Docente.
A mobilização dos professores para o protesto foi efectuado através de mensagens de telemóvel e de correio electrónico tendo a concentração decorrido na Portas do Mar ontem à noite.
Em declarações à RDP-Açores, a secretaria regional da Educação e Formação, Maria Lina Mendes, referiu que a manifestação dos professores deve ser o resultado de “alguma confusão” uma vez que o sistema de avaliação nos Açores é diferente do que o ministério da Educação pretende efectuar no continente.
“Os modelos de avaliação são distintos e temos na Região um Estatuto da Carreira Docente diferente do que existe no continente e que está a ser aplicado desde Agosto de 2007”, referiu.
Maria Lina Mendes adiantou que a avaliação dos professores está a ser aplicada “com alguma tranquilidade”.
Recorde-se, que o Sindicato Democrático dos Professores pretende entregar à nova secretária regional da Educação uma moção que apela ao Governo Regional a suspensão da avaliação dos docentes.
De acordo com o texto da moção com a entrada em vigor do Estatuto da Carreira Docente dos Açores “foi imposto um modelo de avaliação do desempenho normativo, anual, burocratizado e que parte do princípio da desconfiança do trabalho dos educadores de infância e dos professores”.
Segundo o documento elaborado pela referida estrutura sindical, “este modelo de avaliação, que não passa de um sistema de notação funcional, realizada após o ano lectivo estar finalizado, sem qualquer cunho colegial e formativo e sem impacto na melhoria efectiva da prática docente, constitui-se como um instrumento administrativo de gestão das carreiras e das progressões dos docentes, penalizador e punitivo”.
Ainda de acordo com a moção, não houve formação dos avaliados e avaliadores e também não existe uma uniformização de procedimentos

Correio dos Açores

Nenhum comentário: