1. O colega João Garcia criou um banco de fichas de avaliação de desempenho . Algumas fichas de avaliação de desempenho foram retiradas de blogs, entre os quais o ProfAvaliação. O trabalho de João Garcia é muito útil. Sempre disse que a partilha de documentos é a única via para sobreviver à loucura e irracionalidade que cobrem as escolas e definham a profissão docente. Ao invés de alguns colegas que, por inveja ou mesquinhez, se recusam a divulgar e a partilhar os seus documentos, João Garcia seguiu o meu conselho e fez o oposto. Fez bem.
2. Criou uma página web e arrumou bem os documentos. Aconselho uma visita. A única forma de derrotar o modelo burocrático de avaliação de desempenho é conduzi-lo ao descrédito. Não há condições políticas para a revogação do decreto regulamentar 2/2008 e do decreto lei 15/2007 nos tempos mais próximos. Sejamos realistas A luta dos professores deve centra-se em metas realistas. E se quisermos ser realistas, temos de dizer que, a médio prazo, o objectivo é simplificar o modelo, pondo fim aos aspectos mais burocráticos, time consuming e injustos. Já apontei críticas ao modelo.
3. A principal é o facto de ser um modelo que impõe uma avaliação entre pares. É essa avaliação entre pares que o torna injusto, parcial e burocrático. A avaliação do desempenho dos profissionais que trabalham por conta de uma entidade patronal deve ser feita pela entidade patronal. Neste caso, o ME. Os profissionais que trabalham por conta de um entidade patronal, como é o caso dos professores, têm mais do que fazer do que perder tempo a construírem grelhas e a fazerem reuniões e relatórios para avaliarem os colegas. A missão do professor não é avaliar os colegas: é avaliar os alunos. A avaliação entre pares é perigosa, cria um péssimo ambiente na escola e é sempre parcial. Enquanto não houver condições políticas para pôr fim à avaliação entre pares, o único objectivo realista é lutar pela simplificação do actual modelo.
4. Quem defende o contrário, ou vive na lua ou gosta do modelo. Convém não esquecer que, na profissão docente, também há burocratas.
Colegas deixo material que nos interessa. Quantos mais partilharmos uns com
os outros melhor.... (ACREDITEM QUE O CONTRÁRIO É BEM PIOR. PASSEM A TODOS OS
PROFESSORES- JUNTOS GANHAREMOS)
1. Fichas com as metas e objectivos da escola
http://www.scribd.com/doc/
2. Ficha de objectios individuais (preenchida)
http://www.scribd.com/doc/
E para os avaliadores e os avaliados que ainda tenham dúvidas sobre
como se deve preencher a ficha de objectivos individuais, deixo aqui
este powerpoint com 10 slides de grande simplicidade e clareza:
3. Powerpoint com referenciais e indicações sobre como preencher os
objectivos individuais
http://www.scribd.com/doc/
Publicada por ProfAvaliação em
http://www.profblog.org/2008/
Nenhum comentário:
Postar um comentário