domingo, outubro 19, 2008

Mais uma marchazita para iludir a realidade???

O problema é sempre o mesmo: não existe mudança enquanto as pessoas não compreenderem que o centro desta luta é a escola. Que é portanto dentro da escola que têm de se auto-organizar. Que precisamos de todas as boas vontades e sobretudo das possibilidades que oferece a organização sindical (a única permitindo uma convocatória DENTRO de uma escola de reuniões). Porém, as pessoas estão desesperadas e auto-iludem-se montando mais uma marcha para mostrar que estão descontentes. Toda a gente sabe que estamos descontentes. Poderia desfilar um milhão de pessoas pela av. da Liberdade abaixo, que o governo não cairia por isso.
Não digo que seja inútil sempre e em qualquer contexto organizar uma marcha, mas acho que é uma fuga à realidade, no preciso momento em que entram em aplicação as famigeradas normas de avaliação de desempenho.
O que nós precisaríamos todos é que as pessoas com cabeça e com coragem que ainda restam dentro e fora dos sindicatos, não ao nível das direcções, pois destas não há a esperar grande coisa, se pusessem a convocar reuniões DENTRO das escolas para se examinar a situação, estabeleceremos o nosso caderno reivindicativo e fixarmos as nossas formas de luta.
Acho que existem nesta lista muitas pessoas que me compreendem mas que se abstêm de agir como eu preconiso, mesmo quando sabem que eu tenho razão... porque isso é que seria tomar uma postura de luta a sério.
Solidariedade,
M.

Nenhum comentário: