domingo, outubro 19, 2008

Avaliação - Ante-projecto da Fenprof:organograma

Ante-projecto da Fenprof:organograma

DAR A VOZ E A PALAVRA AOS PROFESSORES PARA CONSTRUIREM A SUA PROPOSTA

Avaliação do Desempenho — Proposta da FENPROF

Os professores e educadores vão poder intervir, a partir de amanhã, na construção de uma proposta alternativa ao modelo imposto pelo Ministério da Educação.

A FENPROF, tal como se comprometeu, apresenta publicamente, em Conferência de Imprensa, a sua proposta para um modelo de Avaliação do Desempenho que seja seja assumido pela generalidade dos docentes portugueses e que vá ao encontro das exigências, mas também dos desafios profissionais que se colocam na profissão docente.

Responsavelmente, o Secretariado Nacional da FENPROF, mandatado pelos docentes, apresentará um ante-projecto que, numa primeira fase, será aberto a propostas que o enriqueçam e coloca, mesmo, em alternativa, algumas sugestões de configuração do modelo.

A preocupação é que, ao mesmo tempo, seja pedagógioco, formativo, participativo, democrático e construtivo do próprio sistema.

Que se constitua como um ponto de partida para a valorização de áras colaterais como são as da estrutura da carreira e da formação contínua, abrindo portas para uma configuração da escola pública que assente os seus pilares em alicerces fortes da Democracia e da participação dos docentes no futuro dos destinos das suas escolas e do sistema educativo.

Para o SPRC e para a FENPROF, o modelo ideal não poderá nunca co-habitar com um modelo autoritário e fortemente hierarquizado de gestão das escolas, nem com um estatuto da carreira docente negativo que espartilha as possibilidades de carreira dos docentes e que quebra vida profissional em duas categorias artificialmente criadas para impedir os docentes de progredir e para reduzir a despesa com os salários dos docentes.

O modelo de avaliação do desempenho que a FENPROF espera vir a finalizar até ao final do 1.º período, depois do debate nas escolas, como, aliás, já foi divulgado, será uma resposta positiva e construtiva de uma escola pública de qualidade, em que os professores contem, efectivamente.

LISBOA — 8 DE OUTUBRO
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
Apresentação Pública do ante-projecto de modelo alternativo à legislação imposta pelo ME

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