quarta-feira, outubro 08, 2008

Esclarecimento sobre a tomada de posição da Escola Secundária de S. Pedro - Vila Real

Olá colegas,

Os primeiros signatários do documento que tem circulado, ultimamente, na Internet sob a designação de "tomada de posição da Escola Secundária de S. Pedro – Vila Real", vêm esclarecer os colegas que o documento traduz uma tomada de posição dirigida ao Conselho Pedagógico que ocorreu no decurso do ano lectivo anterior e no contexto da resistência e contestação que a nossa escola moveu ao novo modelo de avaliação e à tentativa de implementação do mesmo no decorrer do ano lectivo 2007-2008. Posicionamento que, como, tristemente, nos recordamos, viria a ser "traído" pela plataforma sindical. Como tal, esta tomada de posição deixou de fazer sentido a partir desse momento, pelo que os professores da Escola Secundária de S. Pedro cumprem, neste ano lectivo, o mesmo calvário burocrático, aberrante, pseudogerador de qualidade e disparatado, tal como o fazem todas as escolas do país.

Também não deixa de ser irónico que alguns dos que tão zelosamente divulgam agora este documento, sejam os mesmos que pactuaram, pelo menos com o seu silêncio, ou através da verborreia fácil e insultuosa, face à estranha solicitude (ou talvez não) com que as organizações sindicais aceitaram um “acordo”, fazendo tábua rasa da expressão e do sentir de praticamente toda uma classe docente que sempre defendeu a inexequibilidade deste processo, mesmo em termos “experimentais e negociáveis”, e que o tempo está, de um modo inequívoco, e de uma forma plena e cabal, a demonstrar o quanto repletas de razão estavam as posições assumidas por essa maioria de professores.
Nós não pactuámos e divulgámos, naquele momento, a nossa posição através do movimento PROmova, que também integramos.

Continuamos, isso sim, à espera que os “nossos representantes”, sempre tão “preocupados” com os desejos de quem “representam”, desçam ao terreno e nos demonstrem o quanto de bom teve o “acordo”.
Um bom ano lectivo para todos e votos de "excelentes" desempenhos no teatro do absurdo que é este modelo de avaliação.

Cumprimentos.

Os primeiros signatários,

Octávio V Gonçalves
José Aníbal Félix de Carvalho,
Manuel Pedro Areias,
Manuel Coutinho.

Nenhum comentário: