quinta-feira, março 05, 2009

Resultados do estudo realizado pelo Núcleo de Investigação - Acção em Literatura e Literacia da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos - CIVITAS


Foram colocados hoje no site Leituras.Net os resultados do estudo realizado pelo Núcleo de Investigação - Acção em Literatura e Literacia da LIGA PORTUGUESA DOS DIREITOS HUMANOS - CIVITA
Os seguintes documentos poderão ser AQUI consultados:

- Programas de Português[1] do Ensino Básico: Um contributo para a discussão pública

Maria de Lourdes Ludovice Paixão

[1] Substitui a designação consignada no Currículo Nacional (2000)

- Parecer sobre Projecto de Programas de Português do Ensino Básico (2008)

Núcleo de Investigação - Acção em Literatura e Literacia da LIGA PORTUGUESA DOS DIREITOS HUMANOS-CIVITAS


- Análise sob o ponto de vista curricular da proposta de Programas de Português do Ensino Básico (2008)


Maria Helena Damião
(Professora de Teoria Curricular e Desenvolvimento Curricular
da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)


A CDEP esteve presente no Debate Público «Projecto dos Programas de Português do Ensino Básico» onde foram apresentados e subscritos estes documentos, no Auditório da Escola Secundária Marquês de Pombal, Lisboa, dia 16/02/2009, pelas Professoras Conceição Rolo, Maria de Lourdes Ludovice Paixão e Maria Helena Damião. Participaram neste debate a Professora Doutora Helena Cidade Moura, a professora Maria do Carmo Vieira, a professora Carmelinda Pereira e outros docentes e também encarregados de educação.
Os documentos foram aprovados e subscritos tendo sido enviados durante o período de consulta pública do projecto. Poucos professores de Língua Portuguesa terão tido conhecimento do projecto, uma vez que não foram sequer consultados para participarem na discussão.

A CDEP subscreve as preocupações e as recomendações expressas nos documentos enviados.

Aconselha-se a sua leitura atenta. Apesar de terem já sido entregues é importante que sejam lidos e subscritos pelos que sabem da importância da literacia, pelos que querem um ensino melhor e por todos nós que prezamos o ensino e a transmissão efectiva da língua e da cultura portuguesa.











Nenhum comentário: