terça-feira, março 10, 2009

Concurso Educação Física - União dos grupos de recrutamento

"Viva Colegas

Depois de ter ouvidos alguns rumores que, já a partir do próximo concurso, os grupos de recrutamento de Educação Física (260 e 620) iriam ser juntos num só, dirigi-me hoje ao presidente do meu agrupamento para que me pudesse esclarecer.
Pois é, confirmou-me que em reunião com a DGRHE os PCE foram informados que o ministério tem essas intenção, apesar de ainda não ter sido formalizada, passando as escolas a requerer professores de Educação Física indiferentemente das necessidades de cada ciclo. Questionada, a direcção geral apresentou como argumento o facto de actualmente as duas formações iniciais, até agora distintas, serem iguais.
Não querendo colocar em causa as competências pessoais e profissionais dos colegas da disciplina, tenho alguma reserva em admitir professores do 260 a leccionar secundário e do 620 a leccionar 5º ano. Ainda acredito que existem diferenças científicas e pedagógicas significativas.
Talvez esteja mais indignado pelo facto de ser afectado directamente pela novidade. É que, caso esta intenção venha a ser confirmada, as listas de graduação vão levar uma volta significativa (parece-me que, regra geral, o pessoal do 260 tem mais graduação por andar nisto há mais tempo). No QZP Oeste, na última graduação encontrava-me a meio da lista, e acredito que agora irei para fim, com base nos casos que conheço. E para complicar mais, acresce-se a nova realidade dos concursos, com as alterações que todos conhecemos.
Desculpem se estou a levantar um falso problema, mas parece-me que, a confirmar-se, muitos de nós verão surgir algumas mudanças profissionais e pessoais. Acredito que na minha escola, na qual até agora haviam três professores do 260 e três do 620, para o próximo ano apenas haverá um ou dois do 620.

Saudações desportivas"

José Carvalho, docente do FMH e membro do C.Pedagógico ou Científico

Nenhum comentário: