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> COMO ESTOIRAR COM A AVALIAÇÃO BUROCRÁTICA SEM COMETER ILEGALIDADES?
>
> 1. Há cerca de 140 mil professores. Com excepção dos PCEs, que ou
> não são avaliados ou sê-lo-ão pelas DREs, todos os outros dispõem da
> liberdade e da responsabilidade de recusarem ser avaliados.
>
> 2. Essa recusa aplica-se aos não titulares e aos titulares, aos que
> o são de facto e aos que o são em comissão de serviço.
>
> 3. Aplica-se também aos coordenadores de departamento.
>
> 4. De acordo com o decreto-lei 15/2007 e o decreto regulamentar
> 2/2008, um professor que recuse ser avaliado não pode progredir na
> carreira nesse ano.
>
> 5. Não existe mais nenhuma penalização prevista.
> Como a esmagadora maioria dos docentes não progride este ano na
> carreira, a penalização é residual.
>
> 6. Está nas mãos de todos os professores - porque todos têm o
> estatuto de avaliados -, recusarem ser avaliados.
>
> 7. Não é necessário que os avaliadores recusem avaliar os colegas.
> Se o fizerem podem estar a incorrer numa violação dos direitos
> profissionais, visto que faz parte dos conteúdos funcionais dos
> professores titulares a avaliação dos colegas.
>
> 8. Quando o ME e algumas DREs - em especial aquela do Norte -,
> ameaçam com processos disciplinares estão a referir-se apenas aos
> avaliadores que recusam avaliar os colegas.
>
> 9. Como provei atrás, para estoirar com o modelo burocrático não é
> necessário que os avaliadores violem conteúdos funcionais.
>
> 10. Basta que os avaliadores, à semelhança dos não titulares,
> recusem ser avaliados.
>
> 11. E desta forma simples, o modelo estoira. O ME sabe disso. A
> ministra também. Por isso é que ela está acabada. O Pedreira também
> sabe. Todos sabem. E nós também sabemos. É um segredo de Polichinelo.
terça-feira, janeiro 20, 2009
> COMO ESTOIRAR COM A AVALIAÇÃO BUROCRÁTICA SEM COMETER ILEGALIDADES?
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