terça-feira, janeiro 27, 2009

Reunião escolas Oeiras/Cascais - 28/Jan, 17:30h

Reunião de Coordenação de escolas dos Concelhos de Oeiras e Cascais

4ª feira, 28 de Janeiro de 2009, às 17 horas e 30 minutos

na EB2,3 de São Julião da Barra (Av. D. João I, em Oeiras – junto ao Tribunal)

Alguns factos:

1) A 19 de Janeiro, os docentes voltaram a mostrar a sua determinação em não aceitar o ECD, a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) e o novo modelo de gestão das escolas, realizando uma nova greve massiva ao apelo de todos os sindicatos de professores.

2) A 23 de Janeiro, na Assembleia da República um Projecto de Lei para suspender a ADD do ME foi derrotado, no quadro de uma situação em que o Grupo Parlamentar do PS estava a sofrer tão grande abalo que, a sua Direcção e membros do Governo, expressaram publicamente que estava iminente uma crise política com a demissão da Direcção do Grupo Parlamentar, caso a sua ADD fosse suspensa na Assembleia; tal acto, seria interpretado como uma moção de censura ao Governo; poderemos imaginar, assim, a pressão a que estão sujeitos estes deputados, cujo mandato deve ser o respeito pela vontade da maioria do povo; mesmo assim, cinco deputados do PS votaram a favor dos professores.

3) Nesta mesma semana, o Governo Regional dos Açores decidiu suspender este modelo de ADD no arquipélago.

4) No sábado, dia 24, cerca de 3 mil professores de todo o país decidiram vir, pelo seu próprio pé, a uma concentração diante da Presidência da República, para afirmarem a sua indignação – em conjunto com os “movimentos de professores” que organizaram esta iniciativa – exprimindo que não podem aceitar que, perante um ataque tão grande aos docentes e à Escola Pública, e face à sua resposta irrepreensível, numa unidade fortíssima com todas as suas organizações, o Presidente da República não tenha uma palavra de apreço e de reconhecimento para o conjunto dos professores e educadores portugueses.

5) Entretanto, o processo de ADD continua suspenso em centenas e centenas de escolas;

6) Em várias zonas do país, estão a constituir-se Comissões Inter-Escolas, para quebrar o isolamento e tentar coordenar as acções dos docentes nas respectivas regiões.

7) Centenas de Conselhos Executivos de escolas de todo o país procuram agrupar-se e coordenar-se para responderem à situação.

8) A Plataforma Sindical decidiu convocar uma “Marcha pela Educação”, na qual devem participar – para além dos docentes – todos os outros elementos ligados à comunidade educativa.

Cara(o) colega,

Nesta situação, o que é necessário fazer?

O que é que nós podemos fazer para a resolução dos problemas do conjunto dos docentes?

É neste quadro que convocamos a primeira Reunião da Coordenação que se formou com todos os colegas presentes no Encontro do passado dia 9 de Janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Aproveitamos, desde já, para reconhecer a atitude solidária da Presidente do CE da EB2,3 de São Julião da Barra, ao colocar à disposição dos docentes desta região o espaço da sua escola.

Obviamente, que esta reunião é aberta a todos os colegas que nela desejarem participar, independentemente de terem estado ou não no Encontro de 9 de Janeiro.

CONVOCAM A REUNIÃO: Helena Gomes (Sec. Linda-a-Velha) / Manuela Leitão (JI “O Palhaço”) / Carmelinda Pereira (Apos.) / Manuel Baptista (Sec. Quinta do Marquês) / Joaquim Pagarete (Apos.) / Mª Rosário Rego (EB1 Visconde de Leceia) / Mª Paula Montez (Enc. de Educação)

Nenhum comentário: