segunda-feira, maio 19, 2008

Pedro Passos Coelho sobre "educação"

Excerto da entrevista de PPC ao Correio da Manhã:
....
Que balanço faz do que tem sido feito na Educação por este Governo? Positivo, negativo?

- Acho que houve uma intenção, que é de saudar, de criar uma maior qualidade no ensino e responsabilidade nos agentes que intervêm, ao mesmo tempo que se devia aumentar a exigência pelos resultados de avaliação da aprendizagem. Tudo isto são princípios que não são inovadores, que outros ministros antes tentaram cumprir, mas que a actual ministra da Educação, de uma forma muito voluntariosa, tentou impulsionar.

- Com bons resultados?

- Julgo que os resultados, mais uma vez, ficam muito aquém do que seria desejável. O modelo de avaliação, que deveria ser mais responsabilizador, acabou por representar um retrocesso, pelo menos este ano, relativamente àquilo que era a intenção inicial do Governo.

- E na gestão das escolas? Concorda com os directores?

- No que respeita à gestão das escolas eu acho que não houve a descentralização que era de esperar. Eu acho que o Estado continua ainda a querer gerir directamente uma realidade que já está para além das suas capacidades.

- Gerir tudo a partir da 5 de Outubro?

- Exacto. Não é possível que uma ministra ou um ministro da Educação, seja qual for o Governo, consiga administrar e gerir milhares de escolas como hoje existem. Essa gestão deve ser mais descentralizada.

- Passarem para as Câmaras?

- Não tenho dúvidas nenhumas que deve passar o mais rapidamente possível para o âmbito das autarquias locais e não tenho dúvidas também sobre a necessidade de dar mais autonomia a essa gestão?

- Em que aspectos?

- Para ser prático eu acho que o Estado devia definir os programas das diversas disciplinas, devia estabelecer os objectivos e as metas da aprendizagem e da avaliação e deveria evidentemente garantir a fiscalização do sistema e nomeadamente a existência de exames nacionais que torne o ensino mais homogéneo e mais coeso nos seus resultados.

- O resto ficaria a cargo de quem?

- Tirando isso, acho que as escolas deviam ser livres de recrutar os seus professores, deviam ser livres de gerir os seus equipamentos e deviam ser livres também de gerir quem entra naquelas escolas.

- Livres de escolherem os seus alunos?

- Com certeza. Por isso eu acho que deveria haver maior liberdade quer para as famílias e para os estudantes escolherem as suas escolas como deveria ser possível às próprias escolas terem uma maior autonomia e uma maior liberdade na sua própria gestão e na escolha dos seus alunos.
.....

Nenhum comentário: