sair da escola sem ter adquirido nenhuma aprendizagem, nenhum
conhecimento, sem as ferramentas mínimas para se integrar e participar
activamente das sociedades do conhecimento.
Depois de ter feito muitos estudos sobre vários países em todo mundo,
percebo que há uma tendência terrível: escolas para os meninos ricos
centradas na aprendizagem e escolas para os meninos pobres centradas
em tarefas sociais e assistenciais. Essa divisão, que tem aumentado
nos últimos anos, configura a possibilidade de duas escolas diferentes
para dois mundos sociais diferentes. Aceitar isso seria,
definitivamente, o fim do programa histórico da escola pública, o fim
de tudo aquilo que tentamos construir nos últimos 150 anos. Se não
formos capazes de reverter esse ciclo, prestaremos o pior serviço
possível às causas da inclusão e às causas dos mais desfavorecidos.”
António Nóvoa , in Desafios do trabalho do professor no mundo
contemporâneo., palestra.
O Link está no blog Terrear ou no meu blog.
sucosuquinhosucodinho.blogspot
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