terça-feira, abril 15, 2008

A que outros acordos e entendimentos iremos ainda assistir?

Acordo entre professores e Ministério não é final
14 | 04 | 2008 09.59H

Sindicatos dos professores dizem que falta acordo sobre provas de ingresso e gestão escolar.

Patrícia Susano Ferreira | pferreira@destak.pt

O entendimento entre os professores e o Ministério da Educação, conseguido este fim-de-semana no que respeita à avaliação docente, «é uma vitória para a classe profissional e o resultado da sua luta».

No entanto, «ficam ainda por resolver várias questões de fundo, como as quotas, prova de ingresso e gestão escolar», adianta ao Destak o secretário-geral da FENPROF e representante da Plataforma de Professores.

Este entendimento, que não é um acordo, veio dar «mais força aos professores e provar que quando as pessoas se unem e lutam conseguem atingir os objectivos», acrescenta Mário Nogueira.

O memorando de entendimento, que será assinado quinta-feira e que ratificado através de consultas nas escolas, só existiu porque os sindicatos optaram por ter em conta a realidade e «a pressão que o Ministério estava a fazer sobre as escolas».

Ou seja, para não prejudicar mais os docentes com um modelo de avaliação «burocratizado, inaplicável e incoerente», os sindicatos decidiram apostar numa «uniformização de procedimentos».

Sete mil docentes classificados

Já este ano lectivo serão classificados, através de um procedimento simplificado, «sete mil docentes», na maioria professores em situação de renovação ou celebração de novo contrato. [!]

Nos termos do memorando, a ficha de auto-avaliação, a assiduidade, o cumprimento do serviço e a participação em acções de formação contínua serão os únicos critérios a ter em conta na avaliação de desempenho deste ano e em todas as escolas.

Os docentes vão beneficiar de uma segunda hipótese na avaliação: quem tiver 'insuficiente' ou 'regular' pode recuperar a nota no ano lectivo seguinte.

retirado de Destak

Nenhum comentário: