terça-feira, abril 15, 2008

Parâmetros da Avaliação à moda antiga

(enviado por Movimento Cívico Em Defesa da Escola Pública)

Para que a mentira não pegue de estaca! Os Parâmetros Da Avaliação À Moda Antiga (Aquela Que Dizem Que Não Existia)...

Com a devida vénia de A Educação do Meu Umbigo, aqui vai esta lembrança, para que a mentira não pegue de estaca!

Para que nenhuma Ministra, Secretário de Estado ou Primeiro Ministro escapem sempre ilesos quando afirmam que a progressão era automática e sem critérios. Porque é mentira. Não é uma inverdade. É mesmo uma mentira. Política ou outra, não sei distinguir. E repetida com a aparência de convicção (ou da pura ignorância) pode enganar os transeuntes e os ingénuos.
Aqui fica o que constava do anexo 1 do
decreto regulamentar 11/98 de 15 de Maio. Estes elementos deveriam ser confirmados pelos dados existentes nos serviços administrativos e validados e avaliados pela Comissão de Avaliação do Conselho Pedagógico.

QUADRO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO DE REFLEXÃO CRÍTICA

Actividade do docente:

1. Conteúdo:

1.1. Serviço distribuído (componente lectiva e componente não lectiva);

1.2. Cargos desempenhados, considerando:

1.2.1. Administração e gestão;

1.2.2. Orientação educativa;

1.2.3. Supervisão pedagógica;

1.2.4. Outros.

2. Desenvolvimento do processo ensino / aprendizagem:

2.1. Planificação do processo ensino / aprendizagem, considerando:

2.1.1. Selecção de modelos e métodos pedagógicos;

2.1.2. Cumprimento dos núcleos essenciais dos conteúdos programáticos;

2.1.3. Cooperação com os professores da escola / turma / grupo disciplinar;

2.1.4. Outros aspectos relevantes.

2.2. Concepção, selecção e utilização de instrumentos pedagógicos auxiliares do processo ensino / aprendizagem, considerando:

2.2.1. Manuais escolares;

2.2.2. Outros.

2.3. Processo de avaliação dos alunos, considerando:

2.3.1. Critérios de avaliação e definição de conteúdos nucleares da aprendizagem para a progressão dos alunos;

2.3.2. Aferição dos critérios para uma coerência pedagógica da aprendizagem;

2.3.3. Práticas inovadoras no processo de avaliação dos alunos;

2.3.4. Outros aspectos relevantes.

2.4. Participação em actividades de apoio pedagógico e de diversificação curricular.

2.5. Participação na organização de actividades de complemento curricular.

3. Análise crítica do processo de acompanhamento dos alunos, considerando:

3.1. Informação e orientação dos alunos (vocacional e profissional);

3.2. Detecção de dificuldades na aprendizagem e desenvolvimento de estratégias para a sua superação;

3.3. Gestão de conflitos comportamentais e de índole disciplinar na sala de aula e na escola e desenvolvimento de estratégias para a sua superação;

3.4. Relacionamento com os encarregados de educação;

3.5. Outros.

4. Participação em actividades desenvolvidas na Escola, considerando:

4.1. Projecto educativo;

4.2. Área-Escola;

4.3. Formação.

4.4. Projectos culturais, artísticos e desportivos, considerando:

4.4.1. Participação em projectos culturais locais e de defesa do património;

4.4.2. Organização e participação em visitas de estudo.

4.5. Outros aspectos relevantes.

5. Participação na articulação da intervenção da comunidade educativa na vida da escola.

6. Promoção e participação em actividades inter-geracionais.

7. Participação em actividades no domínio do combate à exclusão.

8. Participação em actividades no domínio da promoção da interculturalidade.

9. Participação em actividades de solidariedade social.

10. Formação

10.1. Plano Individual de Formação, considerando:

10.1.1. Identificação das necessidades de formação, designadamente nos planos científico-pedagógico e profissional;

10.1.2. Articulação do Plano individual de Formação com o Plano de formação da Escola / Associação de Escolas;

10.1.3. Participação em equipas de formação para a inovação e a qualidade.

10.2. Formação contínua, considerando:

10.2.1. A articulação das acções de formação realizadas com o Plano Individual de Formação;

10.2.2. Actividades de aperfeiçoamento profissional e académico, nomeadamente participação em seminários, conferências, colóquios e jornadas pedagógicas;

10.2.3. Outras actividades relevantes.

10.3. Formações acrescidas, considerando:

10.3.1. Graus académicos;

10.3.2. Outros diplomas.

11. Assiduidade do docente.

12. Actividades de substituição.

13. Outras actividades relevantes no currículo do docente.

14. Estudos e trabalhos realizados e publicados.

15. Louvores.

16. Sanções disciplinares.

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