quarta-feira, dezembro 10, 2008

Resposta de um professor ao Esclarecimento enviado pelo ME

Mais uma vez muito obrigado pela vossa preocupação pelo Álvaro enquanto professor. O professor Álvaro continua cada vez mais preocupado com o ME. Felizmente penso que daqui a 9 meses outro ME cantará. Quanto à propaganda anexa, não a vejo e sabem porquê? ... ainda vi as conversas em família do senhor 1.º ministro Marcelo Caetano e serviram-me de vacina. Quanto ao vosso esclarecimento, em relação aos pontos 2, 3 e 4 conversem com os sindicatos e reflictam, quem vai atrás de quem? Pensam que os sindicatos mandam em mim? que me manobram?
E vamos ao ponto 1: Eu sou um muito bom professor. Não concorri a titular embora tivesse pelo vosso absurdo concurso 130 pontos e estava (continuo) no 9.º escalão. Já dei aulas desde o 5.º ano do básico ao 4.º ano do ensino superior, orientei estágios de futuros professores. Sou mestre, tenho 1 pós-graduação, mais a licenciatura e profissionalização. Estou a tirar um doutoramento em Ciências da Educação. Tudo isto à minha conta e fora do meu horário de trabalho, tudo e sempre. Raramente falto ao trabalho, muitas vezes até vou com maleitas, trabalho com alunos NEE, muitos. Faço parte do CP, passo cerca de 40h. semanais na escola e nem me queixo. No entanto sabem porque estou zangado convosco? porque não me respeitam enquanto professor! Porque não respeitam os professores e professoras deste país. Sinto que ao longo destes últimos 4 anos, fui humilhado, achincalhado, gozado, vexado, abatido, rebaixado e tudo o que de pior se pode fazer a um professor. Como eu estarão provavelmente mais de 100.000 professoras e professores deste país. Vão-se embora. Parem de nos torturar. Concluo o ponto 1, não preciso de nada " para facilitar a avaliação de desempenho", só preciso de uma avaliação de desempenho justa. E do fim da divisão da carreira dos professores e do actual ECD.

Atentamente.

Nenhum comentário: