segunda-feira, abril 20, 2009

MEP: reunião aberta do Movimento Escola Pública, cortejo no 25 de Abril e discussões nas escolas sobre as medidas de luta a levar a cabo neste terceir

MOVIMENTO ESCOLA PÚBLICA
IGUALDADE E DEMOCRACIA
20-24 de Abril
Participa nas reuniões em cada escola para decidir as próximas medidas de luta!
O Movimento Escola Pública considera essencial a realização de uma nova grande manifestação nacional no dia 16 de Maio, e apresentou essa proposta no Encontro de Professores em luta. Defenderemos esta proposta e batalharemos para que ela atinja um consenso muito amplo no seio dos professores. É fundamental voltar a unir todos os professores, os que entregaram e os que não entregaram os objectivos individuais. O governo aposta nessa divisão e é de novo a união que os pode encostar à parede.
1) O governo quer fazer crer que a maior parte dos professores já aceita estas políticas por ter entregue os objectivos. Ora, sabemos que não é verdade. Os professores que os entregaram fizeram-no por receio das consequências. A oportunidade para provar isso é a realização de uma nova manifestação nacional, para voltar a unir todos os professores, os que entregaram e os que não entregaram os objectivos individuais.
2) A manifestação deve ser realizada a um sábado, para permitir uma maior mobilização. O dia 16 de Maio parece uma data adequada. Mas atenção: é uma proposta a fazer aos professores na semana que começa esta segunda-feira. É preciso que essa discussão seja livre e que todos se pronunciem.
3) O governo só recuou em alguns aspectos do seu modelo de avaliação depois de grandes mobilizações de massas dos professores, fossem manifestações ou greves. É isso que o governo teme. É por isso que Pedreira quer comprar a paz dos sindicatos, fazendo chantagem. Não teve sucesso e ainda bem.
4) Naturalmente, não é uma nova grande manifestação nacional que fará o governo recuar imediatamente no essencial das suas políticas. Mas consideramos ser a melhor forma de neste momento condicionar as medidas educativas deste e do próximo governo. E, claro, a luta não pode parar a seguir à manifestação.
5) Consideramos que, nesta altura, defender greves de dois dias ou de uma semana, ou vigílias por tempo indeterminado, são propostas menos mobilizadoras e menos capazes de unir todos os professores. Mas isso será uma decisão desta semana, que queremos que ocorra com toda a democracia.
______________________________________
25 de Abril com o Movimento Escola Pública
15h – Participação na Manifestação do 25 de Abril, às 15h, em Lisboa. Concentração do Movimento Escola Pública na estátua do Marquês de Pombal, às 14h45, com faixas, pancartas e cortejo próprio.
17H30: Reunião aberta do Movimento Escola Pública
- para preparar as acções de luta decididas pelos professores nas escolas
- para discutir outras temáticas relacionadas com a Escola pública
Local da reunião: Casa do Brasil (Rua São Pedro de Alcântara, 63 - 1º direito, Lisboa)

Nenhum comentário: