terça-feira, julho 01, 2008

Têm os professores uma ética profissional?

O puzzle de políticas educativas que está para ser posto em práticas pelas escolas a partir de Setembro visa entre outras coisas a criação de grupos de poder e a destruição das equipas educativas (tendo o ECD como ponto de partida). O próximo ano deverá ser de luta ou de consentimento? Os professores estão colocados frente a um dilema: cumprem ordens (ainda que lhes pareçam sinistras) ou desobedecem-lhes alegando a sua ética profissional? Alguém aí me sabe informar onde encontrar informações sobre a caracterização dessa ética? Têm os professores uma ética profissional a defender e a cumprir?

Espero que com a derrota da selecção não fiquemos todos a pensar que fica para a próxima!

Paula Montez
--------------------------------------------------
Quadro de ética dos professores da Tasmania:
http://www.trb.tas.gov.au/TRB%20Code%20of%20Professional%20Ethics.pdf

--------------------------------------------------

A esse propósito há um livro - A deontologia das profissões da educação, de Reis Monteiro - que aborda os códigos de ética de vários países e que vale a pena consultar.
Aqui segue a página de Reis Monteiro - julgo até que seria muito útil desafiar o autor para uma conferência/debate sobre esse tema tão oportuno.

http://www.a-reismonteiro.net/

----------------------------------------------------------------

A Lurdes Silva, que interveio no Encontro em Defesa da Escola Pública, em Algés, apresentou em 2004 uma comunicação, no nosso Centro de Estudos de Literatura & Literacia, sobre ética profissional. Creio que ela poderia ajudar-nos no esclarecimento pedido pela Paula Montez. Deve ter bibliografia actualizada.

Nenhum comentário: