terça-feira, julho 01, 2008

Em Luta por outra escola: Encontros Internacionais (Paris)

Durante os encontros internacionais I-07, que tiveram lugar em Paris, em Maio de 2007, mais de sessenta pessoas e 15 organizações de 13 países puseram-se de acordo sobre as reívindicações seguintes:

Reivindicações levadas a cabo ou a encetar nas nossas lutas sindicais:

Melhoria das condições laborais: defesa e aumento de salários; luta contra a precariedade e em particular contra as condições específicas para os jóvens; fim a toda a repressaõ sindical e de criminalização dos movimentos sociais; defesa do direito de greve e de reunião para o desenvolvimento dos sindicatos autónomos.

Reivindicações levadas a cabo ou a encetar nas lutas sociais:

Melhoria das condições de vida, com a criação de alojamentos sociais; independência da educação, em particular, face à privatização e mercantilização do serviço público, desde a educação pré-escolar até à universidades; aumentar os recursos humanos e financeiros no sector social; lutar contra a discriminação das mulheres.

Reivindicações levadas a cabo ou a levar nas lutas pedagógicas:

Pareceu-nos necessário pensar nos seguintes pontos:
- Que ensino precisamos para caminhar em direcção a uma educação emancipadora?
- Que escola exigimos para que haja maior liberdade de ensino para professores e para alunos?

No Encontro de Málaga, em Espanha, em Setembro de 2007, decidiu-se a constituição de uma rede sindical anticapitalista da educação que, no entanto, não mostrou ainda práticas reais. Os representantes das nossas organizações destacaram a sua vontade de tornar concretos estes laços de solidariedade, de maneira visível.

Durante o Sexto Congresso da CNT-FTE (Federação da Educação da CNT) em
Nancy, França, em Março de 2008, os 4 representantes das organizações presentes continuaram o trabalho para reforçar a solidariedade internacional ao nível da educação.

Trata-se de:

Jean Musa para LO do Congo : www.louvriere.org
Per Lundin da SAC de Suécia : www.sac.se
Davide Rossi da 'Sisa scuola' de Italia :www.sisascuola.it
Maïlys Le Deun para la CNT-FTE de francia : www.cnt-f.org/fte

Propostas/perspectivas:

queremos propor o primeiro dia internacional de luta dos trabalhaores e estudantes da educação apra 4 de Abril de 2009. A ideia deste dia nasceu durante os encontros de I-07 e foi avançada de novo nos encontros de Málaga. O objectivo desse dia é que lutemos em cada país pela mesma escola de qualidade para todos e lançar uma solidariedade pela prática!
Desejamos também reunir as diferentes lutas dos/as companheiros/as da educação em todo o mundo, para reforçar o sentimento de unidade que permita sentir-nos menos sós.
Este dia terá conteúdos diferenes segundo as conjunturas sociais, sindicais e pedagógicas de cada organização.

Serão preparadas as acções de informação e promoção desse dia, antes de realizar a iniciativa.

O secretariado internacional da FTE criará uma página Internet internacional que terá o nome da data desse dia internacional (09-04-04.org) para trocar informações sobre as nossas lutas sociais, sindicais e pedagógicas em que possam estar interessadas as nossas organizaçãos
Esta será também um meio para preparar a jornada internacional de 4 de abril.

Por fim, os representantes realçam, nas suas discussões, a necessidade de regularidade na participação internacional das organizações. Pensamos que uma participação financeira pode permitiri uma implicação mais forte dos diferentes grupos. Para tal, a CNT-FTE decidiu contribuir economicamente com uma participação financeira mensal a um fundo de solidariedade internacional e esperamos que as outras organizações possam fazer isso também. Este fundo pode ajudar as organizações participanbtes nas suas lutas mas também pode ajudar ao lançamento de projectos internacionais que reforcem a união dos trabalhadores e estudantes.

6/23/08, Luta Social <acinterpro@gmail.com>

Nenhum comentário: