sexta-feira, novembro 09, 2007

Acta da Reunião da CDEP de 24/Outubro/2007

Acta da Reunião da Comissão em Defesa da Escola Pública (CDEP)


Realizada no dia 24-10-2007, em Algés.


Presentes: cinco docentes do 1º ciclo e uma do 2º ciclo do ensino básico; um docente do superior e uma encarregada da educação.


Organizou-se a reunião com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Apresentação do Boletim de Outubro 2007
  2. Apresentação de uma carta a dirigir aos professores
  3. Plano de ida às escolas
  4. Novo Encontro em Defesa do Ensino Público
  5. Intervenção ao longo do ano lectivo
  6. Inquérito aos colegas


Foi adoptada uma carta a divulgar nas escolas e neste blog.

Discutiu-se um pouco o balanço da actividade da CDEP e as suas perspectivas de futuro, tendo sido manifestados vários pontos de vista que estão resumidos a seguir:

- A CDEP não é uma “tertúlia” (grupo de amigos, que se juntam para debater temas de diferentes naturezas); não é um sindicato; não é um partido político; não tem nenhum vínculo institucional; afinal o que é e pode vir a ser a CDEP?

- A CDEP tem como objectivo servir para tornar as pessoas mais conscientes e mais interventivas, ao mesmo tempo que defende os direitos dos alunos, dos pais e dos trabalhadores do Ensino.

- Agimos para dignificar a Escola Pública, os seus trabalhadores e utentes.

- É preciso explicar às pessoas o que era e o que se esperava da Escola de Abril.

- Devemos fazer um pequeno historial dos antecedentes da CDEP.

- Propôs-se a edição de um Manifesto em defesa da Escola Pública.

- Devemos avaliar quais as vantagens e inconvenientes de nos constituirmos em Associação (ou Grupo Associativo) em Defesa da Escola Pública. É necessário, em particular, saber quais os passos legais para a constituição dessa Associação.

Para aprofundar a discussão sobre estes pontos e como um meio de organização/preparação de um novo Encontro em Defesa do Ensino Público, foi decidido organizar um

convívio/debate, no próximo dia 24 de Novembro, entre as 15h e as 18h 30m na Sala da Universidade da Terceira Idade, no Palácio Ribamar, por baixo da Biblioteca Municipal de Algés

Nesse convívio poderá ser finalmente adoptado um inquérito (anónimo) a utilizar junto dos professores, que nos permita ficar com uma panorâmica mais concreta e fundamentada com dados sobre a situação dos professores e das escolas.

Com base nas três publicações mais recentes da CDEP (Boletim, Carta ao deputado Luís Fagundes e Carta aos professores – documentos que podem ser encontrados neste blog), iremos contactar directamente com os professores nas escolas, considerando como prioritárias aquelas escolas em que mais professores assinaram a Carta ao Grupo parlamentar do PS, adoptada no Encontro de 14 de Abril de 2007.

Ficou agendada uma próxima reunião da CDEP para o dia 14 de Novembro (4ª feira), pelas 16 h 30 m, na Biblioteca de Algés, visando nomeadamente fazer o balanço das idas às escolas e avançar na preparação do debate de 24 de Novembro.

Nenhum comentário: