Comissão de Defesa da Escola Pública
Reunião, dia
Biblioteca Municipal de Algés
Cara(o) Colega, Caro Encarregada(o) de Educação,
Aí está o início de mais um ano lectivo, carregado de expectativas, tarefas, constrangimentos e dificuldades – num ambiente agora marcado pela divisão dos professores em categorias, enquanto para outros é o desgosto e o vazio do desemprego.
Um novo ano lectivo que o Governo utiliza para fazer uma operação de charme, ignorando o conjunto dos professores, dos educadores e de todos quantos são imprescindíveis na vida de cada escola.
Eis uma das facetas do que se está a passar na Escola Pública.
Não vamos ficar conformados. No seguimento da intervenção realizada no passado ano lectivo, estamos a retomar a intervenção da Comissão de defesa da Escola Pública.
Esta foi interrompida em Julho, depois da audiência na Assembleia da República – onde foi aberta a perspectiva de um Encontro nacional, naquele espaço, por iniciativa dos deputados do PS, ligados à Comissão de Educação (ver caixa).
Cabe-nos, agora, elaborar uma proposta a apresentar àqueles deputados, com aquilo que desejamos que sejam os temas e organização do Encontro.
Para debatermos este assunto, vamos juntar-nos – no próximo dia 20 de Setembro, pelas
Todos somos importantes. Será com a experiência de cada um que vai ser possível pôr de pé um ponto de apoio que possa contribuir para unir professores, educadores e pais, com as suas organizações, na defesa de uma escola para responder a todos, perante uma ofensiva sem precedentes.
Aqui fica o desafio. Se puder, não falte a esta reunião.
Saudações fraternas
Pela Comissão
Adélia Gomes
Carmelinda Pereira
Joaquim Pagarete
Paula Montez
Contactos:
carmelinda_pereira@hotmail.com
montez.paula@gmail.com
Intervenção do deputado Luís Fagundes Duarte, no final de um encontro com uma delegação da Comissão de Defesa da Escola Pública, realizado na Assembleia da República, no passado dia nove de Julho
“Foram levantadas, nesta reunião, questões que são pertinentes. Uma delas foi a da leitura.
Há coisas que não funcionam.
Poderemos organizar uma iniciativa do Grupo Parlamentar e da Comissão em Defesa da Escola Pública.
O Grupo Parlamentar faria a sua divulgação, a nível nacional.
O importante é dizer as experiências positivas, dizer o que já se fez, indicar o que é preciso para a construção da Escola Pública.
Deverão escolher os temas a debater.
Para já, a Comissão dos deputados do PS vai ver o dossier que me entregaram.
O debate poderá ser em Outubro.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário