sexta-feira, setembro 21, 2007

Acta da reunião de 20/09 da CDEP

Acta da Reunião da Comissão de Defesa da Escola Pública (CDEP)

realizada no dia 20-9-2007, em Algés


Presentes: três docentes do 1º ciclo e uma do 2º ciclo do ensino básico; uma educadora de infância; um docente do superior e uma encarregada da educação.


Organizou-se a reunião com a seguinte ordem de trabalhos:

1) Ponto da situação no sector do Ensino

2) O que pode fazer, nesta situação, a Comissão de Defesa da Escola Pública

3) Reunião com a Comissão de Educação do PS na AR (26 de Setembro, às 10 h)

4) Novo Boletim da Comissão de Defesa da Escola Pública

5) Plano de intervenção e data da próxima reunião.


Abordámos o primeiro ponto a partir seguinte texto previamente elaborado (link)


A propósito da iniciativa na A.R., proposta pelo deputado Luís Fagundes Duarte, foram feitas várias intervenções nas quais se referiu:

Existirem dúvidas sobre a convocação de uma iniciativa por deputados do PS, quando todos eles pretendem sobretudo assegurar os seus lugares, o que não é compatível com afrontar a ministra da Educação.


O acordo – tanto quanto se sabe – foi apenas de um deputado, que se comprometeu a apresentar essa proposta a outros deputados.


Luís Fagundes Duarte é um professor sério, que uma docente presente conhece bem, pois foi orientador da sua tese de doutoramento.


Não foi a delegação que pediu para ser realizada a Sessão Pública, foi o deputado que fez a proposta.ser feito ontro seguinte spedimento deempresa, ajudando os sindicatos.hadores banca outros;


Se ele mantivesse essa proposta, convocando os professores para a A.R. a fim de expressarem o que pensam sobre a organização da Escola, sobre a sua vida profissional actualmente, apresentando exemplos concretos de experiências positivas, seria uma maneira de dar voz aos professores e educadores, colocando no centro a necessidade de revogação do novo ECD.


Teríamos então que planear muito bem a intervenção da Comissão nesse Encontro.


Se a iniciativa não se concretizar na A.R., denunciá-la-emos junto dos nossos colegas e dos encarregados de educação, e organizaremos na mesma um Encontro, para expressar as inquietações e aspirações existentes no sector do Ensino. Tentaremos dar voz aos colegas que estão submergidos e até já com medo, nas suas escolas, perante o clima criado.

Saberemos organizar um dossier, sistematizado e fundamentado, sobre aquilo que hoje se vive nas escolas.

Tiraremos partido da nossa experiência como profissionais, bem como da nossa liberdade de movimentos (aqueles que estão aposentados).


No plano de preparação desse Encontro, dentro ou fora da A.R., não iremos descurar a Comunicação Social.


Foi também relembrada a base de existência da CDEP, uma associação de professores, educadores e pais que defendem um ensino que preza, em primeiro lugar, a formação do homem e depois do trabalhador, e que não quer competir nem com sindicatos nem com partidos políticos, agindo para ajudar a realizar a unidade entre todos.

Sobre o boletim, decidiu-se que o próximo número teria o processo verbal da reunião realizada na A.R., de Julho passado, uma página sobre a vida das escolas, e que o editorial teria em conta as medidas anunciadas pela Ministra da Educação e a perspectiva do Encontro.


Foi também sugerido que o boletim deveria trazer uma página da responsabilidade de encarregados de educação.


Não foi definido ainda um plano de trabalho. Apenas se acordou que se continuaria a falar com os colegas nas escolas, sendo alargado os contactos a colegas de escolas de Lisboa.


Como último ponto foi proposto para reflexão de todos os presentes se a CDEP deveria tomar uma posição perante a convocatória da manifestação nacional da CGTP, marcada para o dia 18 de Outubro.

Esta questão será abordada na próxima reunião da CDEP, agendada para o dia 3 de Outubro (4ª feira), pelas 16 h 30 m, na Biblioteca de Algés.

Nenhum comentário: