quarta-feira, janeiro 13, 2010

Posição da CDEP sobre o acordo ME/Sindicatos de 07/01/2010


A defesa da Escola pública é incompatível com o Acordo assinado
pelas direcções dos sindicatos dos professores e educadores com o Ministério da Educação!


Desde sempre, a CDEP tem afirmado que a qualidade do ensino exige uma resposta positiva às principais reivindicações de todos os profissionais do Ensino, tais como:

- a colocação por concurso dos docentes e auxiliares da acção educativa necessários às escolas;

- o restabelecimento da carreira única e de uma avaliação formativa e sem quotas;

- a abolição da prova de ingresso na carreira;

- o respeito pelas especificidades das crianças com necessidades educativas especiais;

- o restabelecimento da gestão democrática das escolas;

- o restabelecimento do vínculo ao Estado para todos os trabalhadores das escolas e restantes serviços públicos.

Logo que a nova ministra da Educação tomou posse, a CDEP dirigiu-lhe uma Carta aberta na qual – procurando expressar as aspirações da esmagadora maioria da população ligada ao processo educativo (professores e restantes trabalhadores do ensino, alunos e encarregados de educação) – a confrontava com as duas alternativas possíveis: ou agia de acordo com a sua formação de professora e o seu papel de promotora da literacia, apoiando os docentes nas escolas, de forma a canalizar toda a sua energia para a reconstrução da Escola Pública; ou optava pela política da sua antecessora, continuando a destruir a Escola Pública. Esta interpelação contou, na altura, com o apoio expresso de quase 1600 docentes.

Constata-se, agora, que a ministra da Educação optou pela segunda alternativa, acabada de materializar através de um Acordo com a maioria das direcções dos sindicatos dos professores e educadores. A CDEP reafirma que o teor deste Acordo decorre de interesses incompatíveis com a natureza formativa e educativa da Escola Pública. De facto, colocar os professores a competir uns contra os outros – sabendo que “o bolo” do “excelente” e do “muito bom” só pode ser para alguns, deixando à maioria classificada com “bom” a possibilidade de atingir o topo da carreira só ao fim de 40 anos de docência – é um mau serviço prestado aos alunos, aos seus pais e ao nosso país. Por isso a CDEP solidariza-se com os esforços de todos aqueles que defendem e procuram agir para que as direcções sindicais retirem a sua assinatura deste Acordo, tal como foram levadas a fazer, em termos práticos, em relação ao “Memorando de Entendimento” de Abril de 2008.

Adoptado por unanimidade na reunião da CDEP de 12 de Janeiro de 2010, realizada em Algés

2 comentários:

el comunista disse...

Caros Amigos
Concordamos inteiramente com o teor do vosso texto e entendemos que a permanecer este "acordo",não só a classe docente desperdiça 4 anos e meio de luta e resistência, como uma VITÓRIA que estava perfeitamente ao seu alcance e a ser conseguida, podia se traduzir num enorme exemplo de combatividade para todos os trabalhadores portuguêses na sua luta contra a aplicação do novo Código Laboral, bem como contra, as politicas reacçionárias e anti-sociais do novo Orçamento de Estado.
Caros Amigos
"A CHISPA!" elaborou um texto de denúncia desse vergonhoso "acordo de princípios" considerando-o como uma vitória claríssima da politica do governo/MLR,bem como sugere algumas propostas, para a continuação da vossa luta, assim gostariamos que as analisassem e nos dessem a vossa opinião.
Informamos,que criámos um novo blog,"classecontraclasse.blogspot.com" para abordar as questões sindicais e denunciar o comportamento conciliador e colaboracionista da maioria esmagadora das Direcções Sindicais, propôndo-se a lutar,por uma politica sindical anti-capitalista e pela emancipação dos trabalhadores. Assim convidamos todos os amigos que se interessam e militam na vida sindical,mas que estão contra esta linha reformista,para participar neste blog,com informações ou textos sobre as lutas dos trabalhadores.
Por um sindicalismo ao serviço da emancipação dos trabalhadores!

Saudações Fraternas
"achispavermelha.blogspot.com"
"classecontraclasse.blogspot.com"
"A CHISPA!"
jotaluz@gmail.com

João André disse...

Bons dias

de modo a poder ajudar quem queira tentar uma vida la fora no ramo de ensino criei o seguinte blogue

www.daraulaseminglaterra.blogspot.com/

sera possivel coloca-lo na sua lista de Blogues de Professores/Educacao? So assim podemos almejar melhorar a vida de tantos que tanto sabem sem saberem para que, e que por tal sofrem dia apos dia o drama do desemprego. eu bem o sei que tambem ja la estive. Por esse motivo peco a sua ajuda

Com os meus cumprimentos

Joao Andre Costa
jacho8@gmail.com